O PALHAÇO ESSENCIAL

Oficina de clown ministrada por Leticia Vetrano 

Destinado a atores, bailarinos, cantores, artistas de diversas áreas circenses e a todas as pessoas que desejam adentrar no universo do clown.

“O clown é um estado de disponibilidade física, emocional e espiritual onde o ator torna-se um canal de transmissão, revelando desta maneira sua natureza mais profunda frente ao espectador.”

08, 09, 10 e 11 de Abril de 2019 (segunda a quinta)

Das 10h às 13h

Inscrições e informações: [email protected]

Investimento: R$ 350,00

OBJETIVOS

  • Preparar o corpo do ator a partir do treinamento físico, da respiração e do jogo deixando-o disponível para a máscara.
  • Descobrir e aprofundar os elementos próprios da técnica ( Impulso- ação, projeção, urgência, aquí e agora, abertura, permeabilidade, surpresa) apoiando se na sinceridade e no prazer do ator como verdadeiros motores.
  • Trabalhar a ação, o ritmo, a emoção e o vínculo que existe entre eles.
  • Delinear e ampliar o universo de cada palhaço e seu olhar para o mundo.
  • A identificação e a importância do eficaz.
  • A criação.

 

Leticia Vetrano

Atriz-palhaça e acróbata argentina, formada da Escola de Philippe Gaulier (Paris, Francia). No ano 2004 instala-se em Bruselas para criar seu primeiro espetáculo de clown para rua. No contexto do «Espace Catastrophe», centro de investigação e criação para artistas profissionais faz uma viagem por España, Francia, Italia, México, Suiza, Holanda y Alemania além de participar em diversos festivais do circo e clown. Em Junho de 2007 estreia Fuera! Desde essa data até o presente, foi apresentando em diversos festivais, entre os que se destacam : Théâtre des Doms (Avignon), Festival de circo “Piste de Lancement” (Bruselas), Teatro Royal de la Monnaie (Bruselas), Festival de Circo “Beaumarchais”, Theatre du Rond-Point (Paris), Festival Internacional de Pallasses d Andorra (Andorra), “Clownin, International Clown Festival” (Viena), Festival Internacional de Teatro “El Cervantino” (México), Festival de Payasos de Cornellá (Cornellá), Feria de Artistas Callejeros “UMORE AZOKA” (Leioa),Feria del Teatro (San Sebastián), Festival Internacional de Teatro “Tutti matti per Colorno” (Parma), Festival de circo-teatro “CirkFantastik” (Florencia). Festival Anjos de Picadeiro (Rio deJaneiro). Fest Clown (Brasilia). Ciclo Clown Para Adultos (Sao Paulo- Brazil). Circuito Nacional de Teatro INT (Argentina) Teatro Helénico (Mexico) Festival de Teatro de Rafaela (Argentina). Festival Internacional de Teatro de Formosa (Argentina). Festival Internacional de teatro de Rio Preto. (Rio Preto- Brazil) Festival Internacional de Teatro de Londrina (Londrina- Brazil) No ano 2013 volta a Buenos Aires, se instala no circuito de teatro local, cria seu primeiro espetáculo em dupla, Fantastique: Un hecho real, acompanhada pela atriz Maria Paz Cogorno dirigido por Tato Villanueva. Em 2014 funda o Projeto Migra, uma lona de circo que contém um teatro móvel, um centro cultural itinerante.