Ministrada pelo Prof. Me. Fábio Donadio a Oficina de Argamassas é uma ação prática na qual o participante aprenderá diferentes processos de produção de argamassas tradicionais tais como argamassas de cal, esgrafiatto, afresco e pedra fingida, encontradas comumente em edificações históricas. Estas também podem ser utilizadas em edificações contemporâneas, tendo sua aplicação indicada sobre paredes suscetíveis à umidade.

Dia 11 de Maio de 2019 – sábado

Das 14h às 19h00

INVESTIMENTO: R$ 200,00 (pagamento no local)
Está incluso material, apostila e cafezinho no intervalo.

Cada participante levará para casa amostras produzidas na oficina.

Moradores da Vila Anglo interessados em participar e que não tenha condições de fazer o investimento, entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Informações: [email protected]

FÁBIO DONADIO
Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com a pesquisa “Análise de Desempenho Superficial de Tintas Arquitetônicas de Mercado: Estudo de Caso”, pós-graduado (Lato Sensu) em Patrimônio Arquitetônico: Preservação e Restauro pela Universidade Cruzeiro do Sul (2005), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (1998) e Técnico em Conservação e Restauração de Bens Móveis pela Fundação de Arte de Ouro Preto (2011). Entre 2006 e 2008 atuei como docente do Curso de Pintura Imobiliária e também coordenador do Núcleo de Ofícios da Fundação de Arte de Ouro Preto. Atualmente atuo como arquiteto da Supervisão de Projetos e Obras da Subprefeitura da Sé – Prefeitura Municipal de São Paulo – onde desenvolvo projetos e acompanho obras em espaços públicos e como docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista onde ministro, desde 2012, aulas diárias de Técnicas Retrospectivas – Teoria do Restauro e Projeto de Intervenção. No curso de Pós-Graduação em Museologia, Colecionismo e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo oriento Trabalhos de Conclusão de Curso e ministro aulas de Conservação Preventiva de materiais diversos. Desenvolvo ainda projetos e pesquisas na área da preservação e restauro de bens imóveis com ênfase na formação de mão de obra especializada e local. Atualmente colaboro junto a um grupo de pesquisa sobre Arte Tumular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo pesquisando e testando processos de limpeza e consolidação de materiais pétreos.