Projetos

14398021_10154045942368924_1071990236_n

Uma instalação audiovisual desenvolvida por artistas de diferentes linguagens. Um desenho sonoro e visual sobre o cotidiano do bairro da Vila Anglo Brasileira.

O projeto Espaço Retrato, desenvolvido em parceria com o Condomínio Cultural, criou uma instalação sinestésica em praça pública, um olhar sobre o cotidiano peculiar do bairro da Vila Anglo Brasileira. Apropriando-se da convivência com os moradores locais, o projeto Espaço Retrato resultou numa instalação audiovisual. Sons e vídeos captados dentro das casas, nas ruas, nos bares e nos pequenos comércios foram os materiais para a criação do conteúdo da instalação. Envolvendo os moradores desde o momento inicial do processo, criou-se uma relação com a proposta artística, tornando-os co-criadores dos áudios e imagens a partir do momento que o trabalho debruça-se sobre conteúdos gerados por eles.

O resultado foi apresentado em praça pública com projeção mapeada, desenho de som, vjing e DJ formando uma paisagem documental-fantástica. Recriou-se assim a atmosfera do bairro, por meio de seis telas de projeção e seis pontos de som, onde o público se deslocou e experimentou os caminhos sonoros e imagéticos da Vila Anglo Brasileira.

A ação ocorreu no dia 08 de outubro das 18h00 às 22h00 em evento único na praça Rio dos Campos, e seguiu posteriormente para as dependências do Condomínio Cultural, espaço cultural parceiro da ação, localizado no bairro.  

 

Confira o áudio na íntegra da instalação:
(A versão abaixo está em formato mono, a original foi mixada em 5.1). Recomenda-se o uso de fone de ouvido.

      Paisagem Sonora Espaço Retrato, Vila Anglo 2016 - Espaço Retrato

Mapa dos QR Codes
Poderão também ser encontrados espalhados pelo bairro, placas em locais históricos contendo QR Codes. Os usuários podem acessar esses códigos via celular e ouvir as histórias desses lugares, narradas pelo historiador Leandro Gatti com depoimentos de moradores que fizeram parte da história da Vila Anglo.
Mapa QR Codes

 

 

Confira a matéria realizada pelo programa Metropolis, da TV Cultura, sobre o Condomínio Cultural e o projeto Espaço Retrato:

 

 

Ficha Técnica

Equipe de criação Felipe Mancini, Kako Guirado, Paulo Pereira, Sylvio Xico Ekman e Zé Barrichello
Colaboração Bruno Carneiro, Felipe Julian – Craca e Leandro Gatti
Design Gráfico Pedro Matallo
Assessoria de Imprensa Tati Diniz
Produção Géssica Arjona
Parceria Condomínio Cultural
Idealização Felipe Mancini e Paulo Pereira

 

Espaço Retrato – Instalação audiovisual na praça

Dia: 08 de outubro
Horário: das 18h00 às 22h00
Onde: Praça Rio dos Campos – Vila Anglo Brasileira

Espaço Retrato – Instalação audiovisual no Condomínio Cultural

Dia: De 13 a 29 de outubro
Horário: agendamento pelo e-mail [email protected]
Onde: Rua Mundo Novo, 342 – Vila Anglo Brasileira